Saiba quando é hora de procurar um psicanalista

Postado em 17 de setembro de 2016
589 Views 0
Saiba quando é hora de procurar um psicanalista

“A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”, já dizia o poeta. Mas existem alguns sofrimentos que se prolongam por mais tempo do que deveriam e, quando você percebe, já se transformaram em um muro aparentemente intransponível. Isso porque grande parte das amarguras humanas está relacionada, direta ou indiretamente, ao medo.
Você pode nem se lembrar direito daquele fato vivido ainda na infância, mas que repercute em diversos comportamentos da vida adulta, às vezes sem uma causa aparente. E aí surgem as repetições de circunstâncias em um ciclo vicioso, atingindo em cheio sua saúde. Descubra quando é hora de procurar um psicanalista para amenizar os incômodos que têm tirado sua paz.

Quando procurar um psicanalista

Antigamente, procurar um psicanalista era aconselhado para tratar perturbações mentais mais graves. Ao longo das décadas, graças à evolução da psicologia, o aperfeiçoamento da terapia ampliou o leque de atendimentos direcionados para estes profissionais.
Hoje, os consultórios psicológicos lotados refletem uma sociedade amedrontada devido ao estresse, depressão, insônia, síndromes diversas, fobias e dificuldades de se relacionar. Esses problemas nem sempre se resolvem apenas com o tratamento medicamentoso. Por isso, é importante procurar um psicanalista para tentar ajudá-lo a superar essas adversidades.

Paciência e perseverança

O acúmulo de funções, a correria cotidiana, o consumo desenfreado e a consciência de buscar uma melhor qualidade de vida alimentam um emaranhado de problemas que você, obviamente, tem pressa de resolver.
Mas muita calma nessa hora: o aconselhamento psicológico flui conforme as particularidades de cada pessoa e requer um prazo, normalmente médio ou longo, para que seja possível usufruir dos benefícios do processo. Lembre-se de que o psicanalista não é um deus e nem possui uma fórmula mágica para resolver suas questões. Portanto, a paciência é fundamental para desenvolver o autoconhecimento.

Ajuda oportuna

Um dos objetivos da psicanálise é ressignificar os fatos, abordando fatores que permitem reconsiderar os acontecimentos através da mudança da sua visão de mundo. Sabe aquele medo de dirigir, a dificuldade de superar a perda conjugal ou ter de lidar com um chefe extremamente exigente?
Você não precisa, necessariamente, ficar o resto da vida recorrendo ao transporte público, nem se fechar para novos relacionamentos e muito menos abandonar o emprego. Na verdade, a necessidade de procurar um psicanalista vai depender muito do impacto do sofrimento frente às suas posturas e decisões.
Basicamente, se algo te incomoda a ponto de pensar o dia todo e, principalmente, se impossibilita ou altera negativamente suas atividades cotidianas, é porque você não está conseguindo lidar com a situação do seu jeito. Portanto, é a hora de buscar uma nova forma para aliviar suas angústias.

Equilíbrio psíquico

É importante ressaltar ainda que todas as pessoas podem enfrentar conflitos que levam ao desequilíbrio de ordem emocional. Porém, o que as diferencia, do ponto de vista psicológico, são as alternativas que buscam para sanar a causa desses incômodos.
Por isso, a psicanálise não é uma opção temporária ou superficial, mas sim um método assertivo e gradativo de transformação profunda e duradoura, proporcionando o amadurecimento emocional e a tão almejada reestruturação da autoestima.
Agora que você já descobriu o quanto procurar um psicanalista pode ajudá-lo a aliviar as dores da sua alma, deixe sua opinião ou dúvida nos comentários.