4 benefícios da psicanálise para o controle emocional

Postado em 14 de setembro de 2016
1361 Views 0
4 benefícios da psicanálise para o controle emocional

O controle emocional é um aspecto que a maioria das pessoas sempre quer melhorar em suas vidas. Nada mais comum, principalmente considerando os dias atuais em que as pessoas lutam tanto contra a ansiedade e o estresse, sem, muitas vezes, saber lidar direito com as emoções.
O que você talvez não saiba é que a psicanálise pode ajudar muito a atingir esse controle, já que ela estuda o comportamento humano e visa, assim, restabelecer o equilíbrio. Veja a seguir alguns benefícios da psicanálise para a vida emocional.


Desenvolve o autoconhecimento


O autoconhecimento é importantíssimo para nosso desenvolvimento pessoal e pode ajudar muito a lidar com as emoções. Conversando com um psicanalista, você consegue verbalizar o que realmente pensa, mesmo desejos ou emoções reprimidas que você não revela a ninguém. E com a ajuda do profissional, inicia-se uma processo muito profundo de autoconhecimento, pois suas ideias e crenças ficam mais claras e suas angústias e problemas são interpretados, revelando quem você realmente é.
Fazer análise é abrir uma entrada para as experiências do passado e lidar com as melhores e piores situações da vida. E isso tudo pode ser bastante revelador, mostrando a forma como você pensa, o que sente em determinadas situações etc. Assim, você se conhece melhor e se entende mais, reconhecendo como seu estado interno pode influenciar seus pensamentos e comportamentos.


Fornece a oportunidade de se reinventar


Pode ser que você se depare com alguns de seus aspectos ou características que você não goste tanto. A boa notícia é que a psicanálise pode desenvolver uma ponte para que você se reinvente, deixando para traz conceitos e pontos de vista que não cabem mais em você.
Muitas pessoas trazem consigo pesos e dogmas de muitos anos, que vêm da criação familiar, religiosa ou da dinâmica de antigos relacionamentos. Alguns desses conceitos podem ser muito pesados, causando desequilíbrio emocional. Para que você consiga readquirir esse equilíbrio, é muito importante romper com esses pensamentos!
Vale lembrar que a oportunidade de se reinventar é fruto do autoconhecimento. Com a coragem de olhar para si mesmo, é possível consegue viver com mais equilíbrio.


Ensina a lidar com as emoções


Estamos sempre tendo que lidar com as mais diversas emoções, como o amor, o medo, a paixão, a raiva e a angústia. Mas é muito importante aprender a lidar com elas de forma equilibrada e sadia.
No caso das emoções negativas, por exemplo, não pense que existe algo de errado em senti-las – elas são comuns, mas não devem fazer parte da sua rotina. Depois de senti-las, libere-as e restabeleça seu equilíbrio. Guardá-las e ficar sentindo esse tipo de emoção por muito tempo pode causar o desequilíbrio emocional.

Promove uma boa saúde mental


Ter uma boa saúde mental reflete em como o seu corpo reage, afinal de contas, a mente controla tudo. Os pensamentos podem aumentar seu grau de ansiedade, o batimento cardíaco, deixar seu pensamento acelerado e até trazer sintomas físicos, como tensão muscular e diferenciação na temperatura muscular. Com uma saúde mental em dia, você consegue controlar todos esses estados de forma consciente e madura.
Com todos esses benefícios da psicanálise, você tem motivos de sobra para começar a praticá-los, concorda? Assim, você restabelece seu controle emocional e vive uma vida mais leve e feliz!
Você já conhecia os benefícios da psicanálise para o controle emocional? Não deixe de compartilhar sua opinião ou dúvida nos comentários!