Banner Interna

Dúvidas

Como fazer a inscrição para o curso de Psicanálise Presencial em Londrina?
Para fazer sua inscrição para o Curso de Formação em Psicanálise Integrativa é necessário que você marque uma entrevista, sendo que no dia desta entrevista, após a aprovação do entrevistador, você poderá fazer a matrícula para o curso. É necessário que você compareça munido de RG e comprovante de escolaridade. 

O que faz o Psicanalista?
Há uma grande necessidade de Psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a pessoa, e, consequentemente, a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido.

Quem poderá fazer o Curso de Formação em Psicanálise Integrativa?
Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, Veterinários etc. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como terapeutas e Clinicar.

O Curso de Formação em Psicanálise Integrativa oferece titulação acadêmica?
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistemcursos de Psicanálise no âmbito universitário, com exceção de Cursos Pós-GraduaçãoLato Sensu.

O certificado de conclusão do curso de Psicanálise é reconhecido em todo o território nacional?
O curso é reconhecido e aprovado pela SBPI (Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa) e SINATEN (Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas). Os certificados de conclusão têm validade em todo território nacional pois cumpre as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9.394/96, Artigos nº 39, 40, 41, 42 e demais legislações específicas.Concluído o curso, o aluno recebe um Certificado expedido pela SBPI e pode atuar como Psicanalista em todo país. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. A SBPI cumpre à risca essa necessidade.

Como funciona o cumprimento de Terapia Psicanalítica no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa?

É obrigatório que você faça 100 horas mínimas de Terapia Psicanalítica com um Psicanalista indicado pela coordenação do polo.

Ao terminar o curso poderei abrir um consultório e trabalhar como Psicanalista?
Concluído todas as exigências do Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, você terá um certificado que lhe dará o título de Psicanalista permitindo que você abra um consultório e trabalhe legalmente como tal.

Como é feita a terapia individual para os alunos?
É obrigatório fazer 100 horas de análise didática presencial com algum psicanalista filiado a qualquer entidade Psicanalítica do Brasil, e nos mandar laudo deste profissional atestando o cumprimento de horas mínimas de terapia.

Como é feito o estágio obrigatório durante o curso?
O estágio será realizado nas dependências do Instituto Despertar (Clínica Social). Também pode ser feito em qualquer instituição do seu interesse sendo que você deve ser supervisionado quanto aos atendimentos (via de regra, seu psicanalista será seu supervisor), neste caso, o aluno deverá enviar laudo atestando o cumprimento de 100 horas de atendimento supervisionado.

Por que o Curso de Formação em Psicanálise Integrativa é aberto às várias profissões e níveis de escolarização?
É aberto porque nenhuma legislação especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso, restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.

O que regulamenta a profissão de Psicanalista?
No Brasil e no mundo, a Psicanálise é exercida livremente. É uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Portanto, pode ser exercida em todo o País.

Concluir o Curso de Formação em Psicanálise Integrativa me permite clinicar?
Sim. O Curso de Formação em Psicanálise Integrativapermite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de Psicanalista Integrativo. Nosso curso é reconhecido e aprovado pela SBPI (Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa) e SINATEN (Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas).

O Curso de Formação em Psicanálise Integrativa tem registro no MEC?
Não. Tampouco os demais Cursos de Formação em Psicanálise ofertados no país. Inexistem cursos de Psicanálise no âmbito universitário, com exceção daPós-GraduaçãoLato Sensu. O diferencial do nosso curso é que ele é reconhecido e aprovado pela SBPI (Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa) e SINATEN (Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas). Os certificados de conclusão têm validade em todo território nacional pois cumpre as exigências legais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9.394/96, Artigos nº 39, 40, 41, 42 e demais legislações específicas.Concluído o curso, o aluno recebe um Certificado expedido pela SBPI e pode atuar como Psicanalista em todo país. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. A SBPI cumpre à risca essa necessidade.

Quem é o Psicanalista junto à clientela e ao Ministério do Trabalho?
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da Psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o Psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os Psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

Qual o benefício do Curso de Formação em Psicanálise Integrativa para Psicólogos e Psiquiatras?
O Curso de Formação em Psicanálise Integrativa visa a capacitação de Psicólogos e Médicos Psiquiatras que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a orientação Psicanalítica Integrativa para identificar e buscar ferramentas que os auxiliem não apenas na leitura de textos, mas também na aquisição de um saber sobre os conceitos dos diferentes teóricos, a relação entre a teoria e a prática, na identificação das psicopatologias e direcionamento do tratamento de seus pacientes.

Você sabe qual a diferença entre Psicólogo, Psicanalista e Psiquiatra?
O Psicólogo é um profissional que trabalha com a personalidade dos seus clientes. Formado por uma faculdade de Psicologia – ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano –, cujo curso tem duração de cinco anos, é habilitado para trabalhar nas áreas de clínica, escolar, social, hospitalar e organizacional (do trabalho). Entre as especializações da profissão estão psicanálise, psicoterapia breve, Gestalt terapia, terapia cognitiva-comportamental, psicoterapia familiar, entre outras. OPsiquiatra é um médico que se especializou em Psiquiatria – ciência que estuda e trata de doenças mentais e tem bom conhecimento em farmacologia. Lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, demência e os transtornos de ansiedade. É o único capacitado para receitar os remédios que possam ajudar no tratamento, tais como antidepressivos, antipsicóticos, reguladores de humor, de sono entre outros. Já oPsicanalista é um profissional, médico, psicólogo, ou mesmo com outra formação, que possui Formação em Psicanálise – um campo clínico e de investigação teórica da mente humana, independente da Psicologia, embora derivada desta. Desenvolvida por Sigmund Freud (médico neurologista austríaco que propôs este método para a investigação da mente, do entendimento sobre a vivência e o comportamento do homem enquanto sujeito do inconsciente); a Psicanálise é essencialmente uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia que trabalha com a interpretação dos conteúdos inconscientes das palavras, ações e atitudes de uma pessoa, com base nas associações livres e na transferência.

Informações e inscrições:
- Ligue e inscreva-se pelo Celular/WhatsApp (43) 9 9141-6160
- Preencha o pré-cadastro e garanta sua vaga. Clique!
- Entre em contato pelo atendimento@institutodespertar.net